sábado, dezembro 27, 2008

Quais são os teus?

Resoluções de ano novo raramente funcionam, porque as pessoas fazem uma longa lista, e não a transformam em objectivos concretos. Acaba por se tornar um mecanismo de procrastinação para itens que poderiam perfeitamente começar a ser feitos desde já, como praticar 100 abdominais por dia, praticar desporto 3 vezes por semana ou começar a estudar “de verdade” ...
Se tu não gostas de resoluções de ano novo, que tal tentares fazer diferente desta vez? Não é necessário ser nenhum gestor de projectos, para aumentar as chances das nossas resoluções de ano novo darem certo.

Eis as minhas sugestões:

Define o teu objectivo já na forma de uma meta desafiadora, alcançável e mensurável. Alguns exemplos: perder 6kg sem voltar a recuperá-los, praticar desporto 3x por semana, estudar 6h por semana, economizar 8% do salário todos os meses para comprar um carro, ou o que quer que seja. Mas define com clareza!

Cria um plano de acção, da meta precisa nascer um plano de acção, que neste caso pode tomar a forma de uma lista simples de atividades ou tarefas que nos permitam chegar mais facilmente ao nosso objectivo.

Escolhe como acompanhar o teu progresso, tu podes definir em qual mês irás realizar determinadas atividades do teu plano. Por exemplo: se o objectivo é aprender inglês básico para poder viajar no final do ano que vem, e se em Março tu ainda não tiveres matriculado em nenhum curso, já dá para saber que a coisa não está a correr lá muito bem.

Começa já, esperar o próximo ano pode ser um grande factor de motivação. E esperar o ano que vem começar, dando a ti mesmo o mês de dezembro para agir ao contrário do que tu planejas para o futuro, é simplesmente uma forma de te enganares... e eu que o diga ;)


E tu, quais são os teus objectivos para o próximo ano? Partilha connosco as tuas metas para 2009...









2 comentários:

Não Sou... disse...

Os meus objectivos?
Practicamente os mesmos com que terminei o ano... Ser completamente feliz. Para já sou apenas feliz...
Beijos

Cat disse...

E as PPGirls podem ajudar nessa jornada? O que te falta para seres completamente feliz?