segunda-feira, abril 10, 2006

A Primavera de Botticelli

Hoje sim, cheira a Primavera!!!
Está sol. A temperatura agradável. O vento ameno. Apetece-me comer morangos e cerejas!!! Eheheh
Por todas estas razões lembrei-me de um quadro de Botticelli que tem o mesmo nome mas não tem morangos nem cerejas.
A Primavera não é igual para todos. Para Botticelli é assim.
"O título “A Primavera”, corresponde a uma pintura que representa e festeja a chegada da primavera. No meio de um bosque de laranjeiras, surge sobre um prado Vênus, deusa do amor e da beleza, na mitologia romana (tida como Afrodite para os gregos, Ísis para os egípcios, e Ishtar para os babilônios, entre outros). Tem Vénus no centro, que capta primeiramente a nossa atenção, e a partir dela e ao seu redor, surgem outras figuras, aparentemente entretidas em suas próprias e independentes acções. A figura central parece controlar toda a situação, apesar de ao mesmo tempo, possuir um ar despreocupado e distante, próprio de uma deusa, que tudo sabe, porém com nada se preocupa. Tem a mão estendida num gesto de benção, como muitas vezes visto nas representações da virgem Maria ou do próprio Cristo. Apesar da Vénus romana não possuir os pudores de uma cidadã florentina do século XV, ela está pudicamente vestida como uma, ou como uma Santa seria por Botticelli vestida. Por cima dela, seu filho, o cupido (Eros, para os gregos), atira suas flechas de amor, com os olhos vendados. É tido que qualquer ser atingido por suas flechas, se apaixonará perdidamente pela primeira figura que ver, não importando o que ou quem seja, já que o amor é cego (olhos vendados). A chama de suas flechas é um símbolo da paixão que vive no sentimento que ela provocará. Soberana no bosque, Vénus está um pouco atrás das demais figuras, como se deixasse passar seu séquito. Por cima dela, as laranjeiras se fecham em semicírculo como uma auréola que circunda a deusa, principal personagem do quadro. A estranha figura masculina azul que surge alada num dos cantos da composição é Zéfiro, deus dos ventos. Ele penetra violentamente nos jardim, a ponto de curvar as árvores. Toda sua força é usada para perseguir a bela ninfa Clóris, que quase cai sobre a deusa Flora, um pouco à sua frente. As ninfas em geral eram filhas de pai ou mãe divinos. Retractadas como belas mulheres, estavam associadas ao campo, ou à outras forças da natureza. Frequentemente acompanhavam os séquitos dos deuses. Essa cena misteriosa é proveniente de um texto da antiguidade, provavelmente o dos “fastos”, que se encontra no calendário romano dos festivais, o qual devemos a Ovídeo. O poeta descreve neste texto o principio da primavera como o momento em que a ninfa Clóris se transforma em Flora, a deusa das flores: “Eu era Clóris, a quem chamam Flora” – é assim que a ninfa começa sua narrativa, enquanto algumas flores escapam de sua boca. Zéfiro, lamenta-se ela, foi arrebatado por uma paixão selvagem ao vê-la. Assim, perseguiu-a e tomou-a à força para sua mulher. Porém, se dando conta de seus actos brutais, arrependeu-se, e para recompensá-la transforma-a na deusa das flores, rainha da primavera. O tema expresso por esses três personagens, então, simboliza a chegada da primavera, tal como descrito por Ovídeo em seu calendário. Isso explica também o porquê das roupas das duas mulheres tomarem direcções diferentes; pois elas pertencem a dois momentos completamente distintos na narrativa de Ovídeo. As três dançarinas do outro lado da composição são na verdade as Três Graças, companheiras de Vénus. Ao lado destas, está Mercúrio, mensageiro dos deuses. Reconhecemo-lo pelas suas sandálias aladas, assim como pelo caduceu que tem na mão elevada, o bastão rodeado por duas serpentes, que é sua principal insígnia. Ele segura o caduceu ao alto, como se quisesse dissipar algumas nuvens negras que avançam em direcção à Vénus. A mitologia antiga conta que Mercúrio separou com uma vara duas serpentes que lutavam, fazendo do caduceu o símbolo da paz. Afastando as nuvens de Vénus, ele se torna o protector do jardim, onde não deve existir nenhuma nuvem ou perturbação, onde reinará a paz eterna. A coragem de Mercúrio como protector do jardim está ilustrada pela presença acentuada do sabre, mostrando que ele seria capaz de repelir os inimigos em qualquer circunstância. As Três Graças, ou Cáritides, eram filhas de Zeus e de Euríneme, uma ninfa marinha. Personificação da beleza, eram damas de companhia de Vénus e associadas à primavera. Eram elas: Aglaia (luminosa), Eufrosina (alegre) e Tália (a que traz as flores). Para o séquito de Vénus, tal como vemos no quadro, não foi encontrado qualquer texto exacto que pudesse ter servido de fonte, nem na antiguidade, nem nos textos a ele contemporâneos. A representação segue muitas vezes várias fontes escritas, que serviam conjuntamente de modelo à execução de alguns personagens, ou que explicam a sua relação com a deusa. É certo que a principal fonte seja a poesia de Lucrécio, “De rerum natura”, na qual se encontram não só as Três Graças, mas também as outras personagens: “A Primavera e Vénus chegaram : à frente delas avança o arauto de Vénus, e perto das pegadas de Zéfiro, à frente delas Flora, a mãe, recobre todo o caminho e enche-o de perfumes requintados... Divino, perante ti fogem os ventos e as nuvens do céu, perante ti e a tua chegada. Para ti, a Terra, artista feminina, envia flores perfumadas, a superfície dos mares dirige-te um claro sorriso, e o céu cobre-te suavemente com seus luminosos raios.”"

6 comentários:

Ju disse...

Ai que minha bonequinha é tão inteligente!!!!Minha Nossa Senhora....ela é uma riqueza...bonita, inteligente, cozinha bem, canta muito bem, é arquitecta....UM PARTIDÃO!!!!

Quem quer casar com a Anitinha, tão bonita e formosinha?????

ihihihihihihihihihi

Bomboca disse...

Oh meu Deus... Calma bonequinha, não estou assim tão desesperada. Ainda me aparece um João Ratão pra depois cair no caldeirão... eheheheh

Ju disse...

Amori não é desespero...é marketing!!!!eheheheheh

pedro disse...

ó Botticelli??? Botticelli...

Bomboca disse...

Gauguin??? Daqui Botticelli...
eheheheheheheheh
Que saudades dos tempos em que o Herman tinha piada...

Anónimo disse...

Gentee esse texto me ajudo mtoo com o trabalho de escola! Minha professora de arte queria que nós,alunos,desse detalhe por detalhe,o porque do circulo em volta de venus,porque da Flores,ou porque Mercurio está com o braço estendido pra cima....e esse texto fala bastante....valeu galera!!!