terça-feira, julho 11, 2006

Podes Salvar Vidas!


Todos somos sensíveis ao sofrimento e à dor. O sangue está omnipresente e a sua vivência e mistura com aqueles que sofrem dá-lhe uma pureza que coloca a dádiva benévola e anónima de sangue como um valor sem preço. Este, move-se de pessoa em pessoa, de dador em dador, de pessoas saudáveis para as pessoas em sofrimento garantindo esta cadeia de vida que alivia até o mais simples dos humanos.

O Homem pode realizar e construir tudo, o material por si só vale como ter e não como ser, por isso nunca troquem as amizades pelos edifícios, os princípios pelas coisas vãs porque a nossa acção é mais humana do que material e sem as pessoas não haverá dádivas e os homens e mulheres de que falámos são o mais importante de tudo.

A vida não se vende... Dá-se...

Como é do conhecimento de todos, o sangue não se fabrica artificialmente e só o Ser Humano o pode doar. Por esta razão, o sangue existente nos Serviços de Sangue depende inteiramente do gesto valiosíssimo de todos aqueles que generosamente, de forma benévola e regular, efectuam a sua dádiva de sangue.

O sangue é necessário todos os dias, pois todos os dias existem doentes com anemia, doentes que vão ser submetidos a cirurgia, doentes acidentados com hemorragias, doentes oncológicos que fazem tratamento com quimioterapia, doentes transplantados, etc. Todas estas situações necessitam de fazer tratamento com Componentes Sanguíneos. Enquanto um doente com anemia pode necessitar de 1 ou 2 unidades de sangue, um doente com transplante de fígado pode necessitar de mais de 20 unidades de sangue e um doente com leucemia pode necessitar de mais de 100 unidades de Componentes Sanguíneos.

Uma unidade de sangue total representa 450ml. Cada indivíduo tem em circulação 5 a 6 litros de sangue, dependendo da superfície corporal. O sangue doado é rapidamente reposto pelo nosso organismo. A unidade de sangue depois de colhida vai ser separada nos seus constituintes: Glóbulos Vermelhos, Plasma e Plaquetas ou Crioprecipitado, conforme a opção. Assim, uma dádiva de sangue pode beneficiar pelo menos três doentes.

Não existe qualquer possibilidade de contrair doenças através da dádiva de sangue. Todo o material utilizado é estéril e descartável, usado uma única vez... por isso ajudem!

Sem comentários: