segunda-feira, março 13, 2006

Dialética da inveja


A Vida, ensinou-me a perceber que, a inveja e a incompetência, andam sempre de mãos dadas.

Ser invejado, é o melhor reconhecimento de Valor.


É uma questão polémica, por isso achei interessante partilhar algumas ideias...

A inveja é o mais dissimulado dos sentimentos humanos, não só por ser o mais desprezível mas porque se compõe, em essência, de um conflito insolúvel entre a aversão a si mesmo e o anseio de auto valorização, de tal modo que a alma, dividida, fala para fora com a voz do orgulho e para dentro com a do desprezo, não logrando jamais aquela unidade de intenção e de tom que evidencia a sinceridade.
O homem torna-se invejoso quando desiste intimamente dos bens que cobiça, por acreditar, em segredo, que não os merece. O que lhe dói não é a falta dos bens, mas do mérito. Daí a sua compulsão de depreciar esses bens, de destruí-los ou de substituí-los por simulacros miseráveis, fingindo julgá-los mais valiosos que os originais. É precisamente nas dissimulações que a inveja se revela da maneira mais clara.
As formas de dissimulação são muitas, mas a inveja essencial, primordial, tem por objecto os bens espirituais, porque são mais abstractos e impalpáveis, mais aptos a despertar no invejoso aquele sentimento de exclusão irremediável.
O invejoso não aguenta ter uma outra pessoa a invadir seu território, que em sua lassidão, deixou de ocupar, por pura incapacidade e ou inércia. O invejoso é capaz de boicotar, de fofocar de preparar armadilhas, a fim de destruir o outro. Quer provar, ao menos para si mesmo, que ele é melhor. Mas no seu íntimo, sente-se menor do que os outros, aumenta se, vangloria-se, enaltece se a si mesmo, pois dessa forma abranda o mal-estar do seu desequilíbrio. Fala excessivamente bem das próprias coisas, procurando diminuir o outro através de crítica. Não percebe muitas vezes as suas frustrações, é como se nem existissem, porque logo está de prontidão, pronto para realizar mais um feito de diminuição, descaracterização, burlando suas próprias angústias.
A inveja é mesmo uma coisa muito muito feia... e se querem que vos diga demasiado complexa para se conseguir entender!
;)

Sem comentários: