quinta-feira, março 23, 2006

A Importância do Sono


É um total contra-senso o fato de que, num mundo em que cerca de 16 a 40% das pessoas em geral sofrem de insônia, haja aquelas que, iludidas pelos valores da sociedade industrial, esforçam-se por reduzir o número de horas de sono diário,. Com isso acreditam, provavelmente, que um corpo "treinado" para dormir menos nos permita ampliar o número de "horas úteis" do dia, mantendo o mesmo desempenho.
Pura ilusão ou, mais provavelmente, uma boa dose de ignorância sobre a importância que o sono tem no funcionamento de nosso corpo e da nossa mente.
Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes .
As Fases do Sono

Fase 1
Melatonina é liberada, induzindo o sono(sonolência);

Fase 2
Diminuem os ritmos cardíaco e respiratório, (sono leve) relaxam-se os músculos e cai a temperatura corporal;

Fases 3 e 4
Pico de liberação do GH e da leptina; cortisol começa (sono profundo) a ser liberado até atingir seu pico, no início da manhã;

Sono REM
Sigla em inglês para movimento rápido dos olhos, é o pico da atividade cerebral, quando ocorrem os sonhos. O relaxamento muscular atinge o máximo, voltam a aumentar as freqüências cardíaca e respiratória.
Mas qual é a quantidade ideal de horas de sono?
Embora essa necessidade seja uma característica individual, a média da população adulta necessita de 7 a 8 horas de sono diárias. Falando em crianças, é especialmente importante que seja respeitado um período de 9 a 11 horas de sono, uma vez que, quando elas não dormem o suficiente, ficam irritadiças, além de terem comprometimento de seu crescimento (devido ao problema já mencionado sobre a diminuição do hormônio do crescimento), do aprendizado e da concentração.
Riscos provocados pela falta de sono a curto prazo: cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.

Riscos provocados pela falta de sono a longo prazo: falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastro-intestinais e perda crônica da memória.
Conselhos para Dormir Melhor
- À noite, procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagerar nas quantidades
- Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes ("despertam").
- Evite dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que você chegue à fase de sono profundo.
- Procure seguir uma rotina à hora de dormir, isso ajuda a induzir o sono
Por isso toca a deitar cedoooooo e dormir em condições!!! ;)

88 comentários:

Tiago disse...

O maior problema do sono não é quanto tempo dormimos, mas com quem dormimos.

Cat disse...

mais uma curiosidade: Uma pesquisa, feita pelo departamento de psicobiologia da Unifesp com 70 adultos, mostrou que 77,6% deles relataram ter sonhos coloridos, enquanto 22,4% sonham em preto e branco. QUEM NASCEU CEGO não tem sonhos visuais; sonha exclusivamente com outras sensações, como sons, cheiros ou deslocamento do corpo. Nos sonhos de quem não é cego, os componentes visuais correspondem a mais de 80% do conteúdo. Quem fica cego ao longo da vida continua sonhando com aspectos visuais, pois as imagens já vistas ficam armazenadas na memória. Assim, uma pessoa que fica cega ainda quando bebê tem sonhos com poucos elementos visuais --sonha com a própria imagem, com a imagem do local em que viveu (o berço, o quarto) e com os pais, por exemplo.

Bomboca disse...

Não sei Tiago, eu durmo sempre sozinha... heheheh

Cat disse...

bem bem isto é um blog de respeito, vamos lá ver o teor destas conversas..ihihihiih domir acompanhado e tiago durmo sozinha, mas o que é isto????

Bomboca disse...

Eu também acho que é uma falta de respeito dormir todas as noite sozinha... heheheheh

Cat disse...

pronto.. para isso também existe solução, temos de falar com a Pantufa, não tem jeito nenhum ela preferir dormir com a mãe e deixar-te sozinha, a não ser que algum cavalheiro ;)... pois é Tiago não achas isto indecente? Deixar uma menina, indefesa durante toda a noite sozinha?

Bomboca disse...

Pois mas também te digo que ia ser complicado o Tiago vir dormir comigo... ele ia perder pelo menos umas 3horitas de sono!!! Atenção, estou a falar da viagemmmmmm... mai nada!!! heheheheh

Cat disse...

A não ser que o Tiago conseguisse chegar lá mais rapido... lá, tua casa claro

Tiago disse...

Meninas, por favor, deixem o Tiago dormir sossegado

Bomboca disse...

Nós deixamos... aliás digo-te que nenhuma de nós queria dormir contigo. Aposto que ressonas!!! eheheheheh

Cat disse...

rochiiiiii rochiiiiiiii rochiiiiii

Bomboca disse...

Rochiiiii?!?!?!

Cat disse...

Eu acho que falar do sono é que está a dar... eheheheheheh

Cat disse...

rochi = ressonar..
foi o melhor que saiu ;)
ihihihihihiihihih
O que vale é que estamos com sono e ainda não nos calamos, imagina se não estivessemos
ahahahahahha

Bomboca disse...

Está a dar o quê??? Se deu bilhetes pro Rock in Rio eu quero, porque "eu vouuuuu"!!! heheheheh

Cat disse...

porquê que só nos é que falamos?????? ah? ah?

Bomboca disse...

A soneca está a caminho...

Tiago disse...

vocês dão-me sono

Ju disse...

Tá tudo maluco ou quê???
Qual é o mal de dormir acompanhada hein?????e mais...coitadinho do T....,ai cruzes credo q até me custe dizer esse nome (ihihihihihih),e se ele ressonar???Qual é o problema....passas a ter um sono "melodioso"!!!!!Como diz a loira....rochi,rochi,rochi!!!!lolol.....Ah! Já sei!Coitadinha...ela baralhou-se a pensou q era pra falar do rocky.....rsrsrsrsrs

Cat disse...

Tiago estou muito triste com esse teu comentário tão sonolento... damos-te sono é??????????????????????

Bomboca disse...

Pois, do rock yn rio... eheheheheh

Ju disse...

Já vi q o problema é do nome.....eu mudava!!!!!ihihihihihi

Bomboca disse...

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...
Oh soneca, sabias que o nosso blog é visitado por MUITA gente??? heheheh
Mas eu cá acho que o problema é mais de localização. Aposto que te sentes deslocada aí no sul... Já o Tiago... E digo-vos, ele não gosta de mulheres do nuorte, carago!!!

Tiago disse...

dão-me sono, acho que já tinha dito. A Ju, por outro lado, só pelo facto de lhe custar dizer o meu nome, desperta-me!

Ju disse...

AHHHH!!!Então o problema não é do nome...é da Localização geográfica!!!!Ainda bem q me avisas amg pq assim, a partir de hoje só chuto pra canto os T....do Norte!Um pelo menos já chutei há muito...eheheheheh!!!!Não se pode ser burra eternamente, né?

Tiago disse...

É isso Ju!!!
Só os do Norte!!!

Bomboca disse...

lamento Tiago mas apesar de a Ju ter ido pra Lx continua uma verdadeira mulher do nuorte, daquelas que tu não gostas e para as quais não tens pedalada. Acredito que ela te desperte... E eu e a Cátia também, nem que seja com 2 "bufardos"!!! heheheheh

Ju disse...

hahahahahahahahaha...defende-te ou vais fazer como uns e outros e fazer de conta q não é ctg!!!!

Ju disse...

Ou será q a Anita e a Cat se enganaram na pessoa????rsrsrsrsrs

Tiago disse...

eu defendo-me... mas preciso da tua ajuda. vamos provar-lhes que estão erradas :)

Bomboca disse...

Erradas com o quê??? Contigo??? A única que pode ter opinião sou eu e elas vão por mim... ah vão, vão!!! Certo meninas??? Caso contrário amanhã dormem na ruaaaaa... hihihihihih

Cat disse...

Estou a ver T, sim porque não gostas de ser chamado pelo teu nome já me apercebi disso,que as diferentes áreas geográficas são um problema para ti... Acredito que quando se fala do que não se conhece que acabamos por ficar um pouco sonolentos...
ihiihihihihi

Bomboca disse...

Não é ele que não gosta de ser chamado pelo nome loira, a Ju é que tem um problema sério com o nome do menino... Não preciso de te explicar porquê pois não... ;)

Ju disse...

Loiraaaaaaaaaaaaaaaaaa...sempre a pontuar....ihihihihih

Tiago disse...

Eu gosto da loira!

Bomboca disse...

De qual, da Sagres ou da Super Bock???
ahahahahahahah

Ju disse...

Gostas o q?
Anita...olha-me este...a fazer-se ao bife!!!
Ó sr. do nome "lhac", vê lá se te pões fino, senão ainda levas com um poweratack

Tiago disse...

Então, não posso?

Cat disse...

sim... voces tem algum problema de interpertação??? "A Ju, por outro lado, só pelo facto de lhe custar dizer o meu nome, desperta-me!"
Ou seja, a ju tem um problema em pronunciar determinado nome, mas ele por sua vez fica agradado com isso.. porquê perguntam vocês??? Um recalcamento qualquer, algum assunto mal resolvido em infãncia, com o qual ele passou a não gostar de ouvir o seu nome....
xiiiiiiiii que eu SOU DEMAISSSSSS

Tiago disse...

A Cathy é demais!!!
Já vos disse que gosto da loira?

Bomboca disse...

Se podes com um poweratack??? Acho que não...
Oh Tiago tu não páras de me surpreender!!! Já tens o meu exemplo. Agora imagina mais 2 iguais ou piores que eu. Dá uma mistura bombástica!!! Não te safas no nosso meio. Mais te vale desistir... Ou então podes sempre convidarnos para um fds fantástico na tua casa de Sesimbra. As meninas n conhecem... ;)

Tiago disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Tiago disse...

Uma de cada vez... ;)

Ju disse...

ahahahahahah....essa foi demais....

Cat disse...

Convidas uma de cada vez? Oh isso assim não tem piada nenhuma!!!

Tiago disse...

ok, Cathy! Tu estás convidada. Podes trazer uma amiga!

Bomboca disse...

Tiago, explica-te!!!

pedro disse...

Isto não começou com "Sono"?

Tiago disse...

Ana, dear, sinto-me perfeitamente confortável em não dar qualquer tipo de explicação.

Tiago disse...

O Pedro também está convidado.

Tiago disse...

Estou eu, o Pedro, a Cathy! Quem se quer juntar para um fim de semana radical em Sesimbra?

Ju disse...

eu,eu,eu,eu,eu...e eu levo uma amg tb...a Anita...a Anita...a Anita....

Bomboca disse...

Exacto!!! Isto é pro ppl acordar... Também tás com sono é??? Ou será que andas a dar sono a alguém??? hihihihihihih

Cat disse...

Obrigada pelo convite T, porém terei de recusar esse simpático convite a partir do momento que só posso levar uma amiga, não podem ser duas?
ASSIM IAMOS AS TRESSSSSS

Tiago disse...

A Anita pode vir. A Ju também. Pode vir quem quiser.

Cat disse...

VAMOS AOS FACTOS...
Datas concretas? Quem leva o quê? Carro ou comboio? ah? ah?

Tiago disse...

Aninha, não vale hostilizar os comentadores do blogue.
Cathy, traz os amigos que quiseres.

Bomboca disse...

Ju, eu não sei se quero ir!!! Uma mistura de Pedro com Tiago não me parece um bom presságio!!! :P

Tiago disse...

É este o problema das meninas do norte... nunca sabem o que querem!

Cat disse...

Ai sabem sabem.. te garanto que sabem :))) eheheheheheheh

Ju disse...

olha lá ó sr do nome lhac...tu não mandas no blog das meninas ouviste!!!Tás baralhado...aqui quem manda somos nós....powerpuffgirls!!!!Yaaaaa....pufff....puffff...toma lá um powerattack....eheheheheheh

Bomboca disse...

Começo a entender o recalcamento de que a loira falou, certo Tiaguinho??? hehehehe Mas não vou ser hostil contigo, esse privilégio é só para alguns!!! eheheheh

Cat disse...

Vamos todossss
FESTA FESTA FESTA FESTA
O T disponibiliza a casa, o Pedro trata dos "comes" e "bebes" e nós comparecemos, parece-vos bem?

Bomboca disse...

A mim parece-me muito bem!!! Marcamos pra quando Tiaguinho??? Oh pra mim a engraxar... ;)

Ju disse...

A mim parece-me bem...o passado e o presente!!!A ti é q eu não sei....ihihihihih

Cat disse...

Love love me dooooooo u know i love uuuuuu... so pleassssse love toooooo...

Tiago disse...

Meninas, quando quiserem. Se quiserem fim de semana de 1 de Abril, tanto melhor, pois poderei participar.

Tiago disse...

Agora, subtilmente, vou-me embora.

Vocês dão-me sono... ;)

Bomboca disse...

hhhhhhhhhiiiiiiiiiii...
olhem as hostilidades...
Oh loira, passate-te???

Bomboca disse...

A casa é tua Tiago, participa à vontade!!! heheheheh

Ju disse...

Será q o Mr T tem uma casa ou uma cabana....se fosse uma cabana....Na cabana...junto à praia....entre as dunas e os canaviais.....lalalalala......e as gaivotas cagam sem parar...ops enganei-me...era voam sem parar!!!!É o problema do nome, lá está...só me lembra....caca!!!

Bomboca disse...

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
AHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
AHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

Cat disse...

xiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
caca caquinha grande coisinha.. triririririritiráaaaa, nos vamos todos para aí.... vamos beber um chá
oh meu deus.. estou a começar a entrar na fase
aquelaaaaa fase critica!! ESTOU COM SONOOOOO

Ju disse...

acham q exagerei!!!ops..

Tiago disse...

posso reconsiderar o nosso fim de semana em Sesimbra? e CANCELÁ-LO?!?!?!

Cat disse...

cancelar? Fim de Semana???Ñãooooooooooooooooooooooooo
A juju esta cansada, já não diz coisa com coisa, são os processos,estão a dar lhe volta ao miolita.. coitadinha, não podemos contrariá-la... diz que sim diz que sim

Ju disse...

Claro q não!!!Olha-me esta garupa mal afinada....já está a dar de frosques!!É do nome estás a ver...és um homem sem palavra, és,és????aiaiaiaiai o menino...aqui quem marca e desmarca somos nós, já lhe disse...o menino só ouve e acata as decisões, percebe?
ou quer um desenhito???!!!

Cat disse...

Lá está ela.. pronto T diz que sim, diz que sim... já sabes é da medicação.. coitadinha

Bomboca disse...

Eu não vos disse que com o Tiago era só letra??? O moço não tem pedalada pra nós... tss... tss...

Cat disse...

No continente existe uma bicicleta com muita "pedalada" a 99.99 é de aproveitar..
Noviddades Novidades só no Tenenteeee

Bomboca disse...

é como o tendal!!! ahahahahah...

Ju disse...

Ó Loira...queres levar com uma solha nessa trombeta, queres sua interesseira!!!!!
Vendes-te por um fds na cabana do Mr Lhac!!!É melhor repensares pq senão amanhã vais dormir....à cabana!!!

Cat disse...

xii mas que ela está com um vocabulário!!! Solha na trombeta!! Oh mulheri tu és o orgulho do Nuorteee

Tiago disse...

este moço pedala pedala mas nunca chega a lado algum...
Meninas, muito seriamente, vocês cansam-me! Já nem é sono! É Cansaço, tal e qual como escreveu o poeta: "O que há em mim é sobretudo cansaço".
Vou embora. Amanhã voltarei cá para saber o desfecho de tão cansativa troca de comentários. E chata. As mulheres do norte são todas como vocês?
Durmam bem :)

Ju disse...

até a barraca abana...Amanhã vai ser grande noite!!!!!!porrada na loira desertora, bendida, intereceirã....vai mas é labar roupa pro tanqueee

Ju disse...

E com esta me bou!!!!.......................................................................................................................................Fui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bomboca disse...

Bem, isto hoje tá o auge dos coments!!! Fizemos deste blog uma sala de chat... mas parece que fiquei só eu. O Pedro deve ter voltado pra roma, o Tiago foi dormir... Pela hora a loira também já se foi... A Ju dedicou-se ao trabalho e eu acho q me vou vestir porque vou jantar fora.
Pensar que tudo começou com um post sobre sono...
Fica o record de 87 coments!!!

Já agora Tiago,o que tu querias era uma mulher do norte chata e cansativa como nós... Lamento mas as meninas já são comprometidas, excepto eu, mas comigo, já sabes... eheheheheh

Ju disse...

E biba o Nuorte carago!!!!!!
O nome realmente não ajuda pois o do Norte...lhac...o do Sul é uma florzinha de cheiro....tá bunito, tá!!!!
Mas, olha Mr T....sem ressentimentos,ok?É q desses já eu arranjei um destinatário que com todo o "mérito" oas arrecadou só pra si...Fiquem bem!!!!Hasta babes...