quarta-feira, março 01, 2006

quaresma

Hoje é quarta-feira de cinzas, o primeiro dia da Quaresma. Não, não estou a falar no jogador de futebol. Sim, estou a ir contra os meus princípios de não falar de política nem religião neste blog. A curiosidade foi mais forte. Passo a explicar: sempre tive curiosidade em saber o porquê deste nome e a razão pelo facto da Quaresma serem 44 dias e não os 40 como o seu nome indica. É porque o Domingo não conta!!! Ah pois é... 6 dias de jejum mas ao Domingo tudo é permitido. Quem for mulher entende esta teoria. É muito parecida com as dietas, sopinha e fruta durante a semana mas no fim, ah no fim-de-semana é o descanso. Eheheheh Mas voltando à Quaresma. Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas. O padre marca a testa de cada um com cinzas negras, deixando uma marca que o crente, normalmente deixa na sua testa até o pôr-do-sol. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de lançar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante a Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). Em Roma era prática comum que os penitentes começassem sua penitência pública no primeiro dia de Quaresma. Eles eram salpicados de cinzas, vestidos com saias e obrigados a manter-se longe até que se reconciliassem com a Igreja na Quinta-feira antes da Páscoa (Quinta-feira Santa). Quando estas práticas caíram em desuso (do século VIII ao X) o início da temporada penitencial da Quaresma foi simbolizada colocando cinzas nas cabeças de toda a congregação. No Catolicismo Romano, é um dia de jejum e abstinência (bom para as dietas porque ainda não é fim de semana. Eheheheh). Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia depois da terça-feira gorda ou Mardi Gras, o último dia da temporada de Carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a Quaresma já na segunda-feira anterior a ela.
Um momento lúdico!!!!

2 comentários:

Ju disse...

Ops...juju não respeitou o jejum...comi bifes ao almoço!!!!Ai!Ai!Ai!

Cat disse...

Aiiiiiiiii
Já somos duas, mas a culpa não foiu minha eu não queria, o Ric OBRIGOU-ME!!! Quer dizer não me obrigou, a verdade é que eu não gosta lá muito de peixe ;)