segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Pirâmide Alimentar


Este fim de semana foi complicado, a verdade é que eu abuso, abuso e volto a abusar até o meu organismo se "passar" de vez... não é nada agradável garanto-vos, tal é que vos prometo não entrar em grandes detalhes (ihihihihi), já passou e acho que serviu de lição para de agora em diante ter mais cuidado com o que como. Tive a dar uma espreitadela nos diversos alimentos que fazem parte da nossa cadeia alimentar, sei que é uma seca ler isto tudo, mas se perdermos um minuto do nosso dia a prestar mais atenção ao que ingerimos garantidamente iremos sentir-nos melhor... mais saúdáveis! Não custa nada tentar ;)

A pirâmide alimentar separa os alimentos em energéticos , reguladores, construtores e energéticos extras. Esses alimentos devem ser consumidos em ordem decrescente, ou seja, devemos consumir em maior quantidade os energéticos, seguidos dos reguladores, dos construtores e por último os energéticos extras, de consumo limitado.
Os alimentos energéticos são os responsáveis por gerar energia (combustível) para que nosso organismo possa realizar suas funções normais. Eles são os carboidratos complexos, como farinhas, pães, tubérculos, massas, cereais, trigo. Deve-se consumir 6 a 11 porções ao dia.
Os reguladores - legumes, frutas e verduras - fornecem vitaminas, minerais e fibras. Deve-se consumir 3 a 5 porções de vegetais e 2 a 4 porções de frutas ao dia.
Os construtores são os ricos em proteínas, como o leite e derivados, carnes, ovos e leguminosas, e são responsáveis pela construção dos novos tecidos, pelo crescimento e pela reparação do desgaste natural dos tecidos. Devem ser consumidas 2 a 3 porções de leite e derivados, e 2 a 3 porções de carne ou equivalentes ao dia.
Dentre os energéticos extras, os açúcares e doces devem ser consumidos com moderação. As gorduras, por sua vez, são necessárias em uma quantidade mínima no organismo, pois realizam isolamento térmico, proteção contra choques e transporte de algumas vitaminas.A vantagem do uso da pirâmide alimentar é que se pode comer de tudo, sem enjoar da dieta, tornando os hábitos alimentares mais saudáveis.
Got it?

Sem comentários: